RSS

São Gonçalo dos Campos

Jardim do Recôncavo baiano

Por Izana Pereira

No início do século XVII, os bandeirantes ao avançarem para o interior da Bahia, fizeram plantações em uma localidade do Recôncavo baiano, que nomearam Campos da Cachoeira. Com o surgimento de uma imagem do santo São Gonçalo, nesta mesma época, os desbravadores construíram uma capela dedicada a ele. Em volta desta capela começou a se formar uma comunidade, que se denominou Freguesia de São Gonçalo, em 1696, que mais tarde originaria o município de São Gonçalo dos Campos.
Banhada pelo Rio Jacuípe, a cidade possui um clima predominantemente subtropical. Entre os principais tipos de relevo estão tabuleiros interioranos, baixada litorânea e tabuleiros pré-litorâneos. Sua vegetação é floresta estacional e decidual, alem de possuir contato com caatinga-floresta estacional.
Localizada a 109 km da capital do estado e com 30.401 habitantes, tem como atividades econômicas mais recorrentes as plantações de fumo, a agricultura e a pecuária, além da avicultura que vem se consolidando como principal pólo do mercado são-gonçalense.
Cultura
Entre as principais atividades culturais da cidade estão o samba de roda e a capoeira. A festa do padroeiro da cidade, realizada no mês de janeiro, guarda tradições seculares, como o bloco dos mandus, das almas e a banda infernal.
Em meio aos eventos que realiza anualmente, destacam-se o festival cultural de inverno, os festejos do São João, além das lavagens da igreja matriz – durante a festa do padroeiro – e dos bairros da cidade. O município possui muitas belezas naturais e uma estrutura arquitetônica esplêndida, e é conhecida como jardim do Recôncavo baiano, pela numerosidade e pela
beleza dos jardins que abriga.
Fotos de Izana Pereira

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: